O 8º Prêmio Artes Tomie Ohtake recebeu 1.898 inscrições.
Realizado desde 2009, leva em conta a pluralidade cultural, socioeconômica, de identidade de gênero, sexualidade, raça e corpos ou expressões dissidentes, buscando assim empreender uma investigação mais próxima e procedente do que se tem produzido hoje no campo da arte contemporânea brasileira. Além desses fatores, considera-se também a consistência, a relevância e a originalidade das pesquisas e das produções apresentadas.
A edição de 2022 volta-se a artistas mulheres cis e trans e pessoas não binárias, no intuito de reconhecer suas trajetórias e potencialidades artísticas, como forma de responder à histórica falta de visibilidade conferida a essas produções.
O Prêmio também possui um caráter formativo, dado que as(os) 10 (dez) artistas selecionadas(os) serão acompanhadas(os) pelo júri por meio de conversas on-line, visando o enriquecimento e o aperfeiçoamento de suas pesquisas e práticas. As(Os) artistas selecionadas(os) também participarão de uma exposição coletiva no Instituto e da publicação da mostra.
Confira abaixo as(os) artistas selecionadas(os):
crédito: Clara Moreira
Clara Moreira
Recife, PE
crédito: Guilhermina Augusti
Guilhermina Augusti
Rio de Janeiro, RJ
crédito: Jasi Pereira
Jasi Pereira
Salvador, BA
crédito: Josi
Josi
Itamarandiba, MG
crédito: Filipe Berndt
Marjô Mizumoto
São Paulo, SP
crédito: Maria José Batista
Maria José Batista
Belém, PA
crédito: Moara Tupinambá
Moara Tupinambá
Belém, PA
crédito: Panamby
Panamby
Raposa, MA
crédito: Terroristas del Amor
Terroristas del Amor
Fortaleza, CE
crédito: Vulcanica Pokaropa
Vulcanica Pokaropa
Presidente Bernardes, SP