Quem pode participar do Prêmio?

Podem participar jovens artistas de diversas formações.

Há alguma restrição de idade?

Sim, podem participar artistas que tenham entre 18 e 29 anos de idade, ou seja, nascidos entre 1º de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 2000.

Apenas brasileiros podem participar?

Não. Podem se inscrever brasileiros, natos ou naturalizados, e estrangeiros com residência no país há, pelo menos, dois anos, com domínio da língua portuguesa.

Quem não pode participar do Prêmio?

Não podem participar:

  1. Artistas com mais de 29 anos;
  2. Estrangeiros residentes no país após 1º de Janeiro de 2016;
  3. Membros do Júri do Prêmio, funcionários do Instituto Tomie Ohtake, funcionários do Instituto EDP, assim como seus parentes de até 2º grau.
  4. Outros casos não descritos acima que não se adequaram às normas do edital.

Como realizar a inscrição para o Prêmio?

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente pelo site do Prêmio EDP nas Artes. Ao acessar o site, o participante encontrará o botão “Inscreva-se”, e será direcionado a uma página para criação de uma senha, com endereço de e-mail. Com esse login, o candidato pode acessar, quantas vezes quiser, a ficha completa de cadastro e a página de inscrição. Mesmo depois da inscrição efetuada, é possível voltar à plataforma com sua senha de login, para excluir os arquivos enviados e substituí-los por outros arquivos. Lembre-se apenas de salvar as alterações realizadas no sistema, clicando em “atualizar”. Ficará valendo como inscrição a última atualização feita na plataforma (até 16 de junho).

Como saber se minha inscrição foi concluída?

Sua inscrição estará concluída quando uma mensagem na página do site avisar “Inscrição efetuada”. Você também receberá um email de confirmação (busque, se necessário, na caixa de Spam).

Como saber se meu cadastro está completo?

Seu cadastro estará completo quando, ao lado do botão “Realizar Cadastro”, você visualizar a indicação “Cadastro Completo”. Isso garante que suas informações de cadastro foram registradas no sistema de inscrição do site. Caso seu cadastro esteja incompleto, você visualizará a indicação “Cadastro Incompleto X”.

Como saber se a inscrição da minha obra está completa?

Sua inscrição de obra estará completa quando, ao lado dos botões “Editar Obra” e “Excluir Obra”, você visualizar a indicação “Obra Completa”. Isso garante que suas informações de obra foram registradas no sistema de inscrição do site. Caso sua inscrição de obra esteja incompleta, você visualizará a indicação “Obra Incompleta X”.

Quais arquivos devo anexar à minha inscrição?

O proponente deverá anexar à inscrição:

1 (um) arquivo contendo os documentos digitalizados relativos ao artista proponente: RG e CPF. (nos formatos JPEG, PNG ou PDF, de até 10MB)

Portfólio que apresente o percurso do artista até o momento, incluindo fotos de outros trabalhos, e, se houver, artigos críticos, cópia de convites, folders e catálogos de exposições coletivas de que tenha participado. (nos formatos JPEG, PNG ou PDF, de até 10MB)

Material de apresentação da obra inédita inscrita, que pode ser imagem (nos formatos JPEG, PNG ou PDF), áudio (MP3 ou WAV), vídeo (link YOUTUBE ou VIMEO) ou texto (PDF). (o tamanho da soma desses arquivos não poderá ultrapassar 10 MB).

No caso da obra proposta ainda não ter sido realizada, o artista deverá apresentar, na ficha técnica, os projetos relativos a ela, detalhando técnicas, dimensões e materiais utilizados e quaisquer dados importantes para seu melhor entendimento.

No caso de instalações, o artista deverá incluir na descrição: concepção, plano de montagem, materiais e equipamentos a serem utilizados, além de informações que julgue importantes para o processo de análise e possível montagem.

Posso enviar arquivos em outros formatos que não os indicados?

Não. O sistema não aceitará materiais ou documentos em formatos e tamanhos diferentes dos indicados.

Posso alterar/editar as informações da obra inscrita?

Sim, será possível consultar e alterar/editar as informações da obra inscrita até o final do prazo de inscrição. Após essa data, não será mais possível acessar ou modificar a inscrição. Lembre-se que o sistema não salva automaticamente as informações incluídas. Sempre que fizer alterações você deve clicar em salvar e as alterações serão salvas no sistema.

Na plataforma de inscrição, posso alterar/editar os arquivos que foram enviados?

Sim, durante o período de inscrições será possível a excluir os arquivos já enviados e substituí-los por novos arquivos. Lembre-se de salvar as alterações realizadas no sistema.

O que acontece se houver congestionamento na plataforma de inscrição?

O Instituto Tomie Ohtake não se responsabiliza por inscrições que não sejam concluídas nas últimas horas da data-limite, mesmo se houver congestionamento do sistema. Sendo assim, antecipe sua inscrição e não deixe para finalizá-la na última hora.

Quais obras podem ser inscritas?

Obras inéditas, que não tenham sido apresentadas em exposições — coletivas ou individuais — realizadas em galerias comerciais ou instituições. Essas obras poderão estar concluídas ou serem apresentadas na forma de projeto.

Posso participar com mais de uma obra concorrente?

Sim, cada artista pode participar com até três obras, desde todas elas sejam inéditas.

Como funciona a inscrição caso eu queira inscrever mais de uma obra?

Na página de inscrição, após feito o cadastro, você poderá inscrever até três obras clicando em “Inscrever Obra”. Ali você poderá iniciar e concluir a inscrição de até três obras.

Como será o processo de seleção dos artistas pelo Júri do Prêmio?

O processo de seleção dos artistas pelo Júri do Prêmio terá duas etapas:

1ª) Pré-seleção: compreenderá a análise e seleção dos materiais enviados pelos artistas. Serão selecionados até 20 artistas para a segunda etapa.

2ª) Entrevista dos artistas: o Júri terá até 30 dias, a partir da divulgação dos pré-selecionados, para a realização das entrevistas e seleção de 10 artistas finalistas, que irão receber visitas do Júri nos seus ateliês e que irão expor no Instituto Tomie Ohtake. As entrevistas serão realizadas por meios digitais.

Como saberei quais serão os 20 artistas selecionados para a entrevista?

A organização do Prêmio entrará em contato com os 20 artistas pré-selecionados na 1ª etapa, para entrevistas por Skype.

Como saberei quais serão os 10 artistas finalistas?

O resultado será divulgado no site do Prêmio até o final de julho de 2018.

Como saberei quais serão os três artistas premiados?

O resultado será divulgado na abertura da exposição das 10 obras selecionadas.

Qual será a premiação?

Os prêmios dos três artistas selecionados serão residências artísticas no exterior. O local das residências, assim como sua duração, serão planejadas pelo Instituto Tomie Ohtake e pela instituição que receberá o artista.

Preciso ter a documentação necessária para a viagem?

Sim, é de total responsabilidade dos premiados a obtenção de vistos e documentação necessários para as viagens internacionais.

Dúvidas?

Mais informações e esclarecimentos adicionais podem ser encaminhados para o Instituto Tomie Ohtake, pelo e-mail premioedpnasartes@institutotomieohtake.org.br, com o assunto “Dúvida — Prêmio Energias na Arte”.